terça-feira, 27 de novembro de 2007

O MUNDO DO FAZ- DE- CONTAS:







Boneca é um brinquedo? Comente
Sim é um brinquedo, na qual a menina além de brincar transfere para seu brinquedo o afeto que recebe ou gostaria de receber.A criança através do brinquedo recria vivências, situações que a deixa feliz ou triste. Ela resolve muitos conflitos com ela mesma ao brincar.
webfolio- Ludicidade.

Ao observar as crianças retratadas no texto percebe-se. Que quando as crianças escolhem o tema:"avalanche" elas possuem algum conhecimento previo sobre o assunto e ao brincar revelam um desejo em aprofundar o conhecimento sobre o mesmo.




O jogo de faz-de conta constitui-se uma atividade infantil na qual as crianças, sozinhas ou em grupo, procuram compreender o mundo e as ações humanas nas quais se inserem
cotidianamente.



BAGUNÇA X APRENDIZAGEM

"Oi Simone! ( tutora ) Respondendo a sua pergunta. (BAGUNÇA) No filme acredito que era a forma das crianças contestarem a postura do professor.Ao meu ver depende muito o que você entende por \"bagunça\" Nas minhas atividades propóstas não cabe o silêncio.Também não acredito na importância dele para a construção do aprendizado. A interação do grupo é fundamental e sempre acontece momentos de barulho, isto não quer dizer que as crianças não estejam aprendendo.Beijos.... "( fórum )

Alguns professores acham que é perda de tempo levar atividades lúdicas para a sala de aula. "Vira bagunça."Acredito que a criança aprende muito mais quando é motivada.A criança necessita dessa interação com o grupo para construir seu conhecimento.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

REFLEXÕES

" Uma menina ganhou de seu pai o Mapa Mundi. Um dia ele rasgou. A criança ficou muito triste e quis consertar o mapa. Mas não foi possível identificar os contornos. Virando, ela percebeu que no outro lado havia gente . Nesse momento ela descobriu que só conseguiria arrumar o Mundo consertando as pessoas ."
Com essa pequena história percebemos que não adianta tentarmos consertar o mundo, se as pessoas não entenderem que o problema está no ser humano. Só ele pode transformá-lo em um lugar melhor de se viver.

DESRESPEITO:

Não concordo com o fato de mudar nossa Bandeira em nome da arte. Acho um desrespeito com nossa pátria, ela representa o símbolo de nosso país.

sábado, 17 de novembro de 2007

O PODER DA ARTE:

O artista para criar, não precisa de muita coisa.Isso ficou claro no momento que observei uma obra sendo feita em menos de cinco minutos. O autor desconhecido usava apenas tinta e azulejo como tela.Com as mãos retratava paisagens lindas. Era incrível a destreza dos movimentos e a beleza de seus traços.

FESTA DAS ROSAS:

Esta festa resgata a história de Sapiranga.Com feiras gastronómicas, exposições e shows com bandas locais, regionais e nacionais. Fazendo um evento grandioso mostrando a beleza das rosas com os belos pontos turísticos e a Mini Fábrica de calçado, retratando a principal atividade econômica local.

sábado, 10 de novembro de 2007

NENHUM A MENOS

Um filme lindo! Que nos mostra claramente."Ser professor é mais que uma profissão é vocação...

ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES:

Ministrada pela palestrante Clarisse Les, tivemos mais uma vez a comprovação que aprendemos muito mais quando somos estimulados de forma prazerosa.
O conteúdo da palestra foi nos passado de forma tão criativa, tão interessante. Que jamais esqueceremos. Imagine, se para nós é importante, para as crianças, muito mais.

REFLEXÕES:

Minha caminhada como educadora é bastante curta. Sempre pensei que sabia muito da vida. Hoje vejo, que aprendemos a cada instante. Não importa a idade.

sábado, 3 de novembro de 2007

QUEM CANTA, SEUS MALES ESPANTAM!

Sempre pensei que para o professor levar a música para sua sala, ele precisava saber cantar. Hoje, através das vivências propiciadas pela disciplina de música, vejo que basta querer e permitir que ela entre em nossos corações que o resto flui normalmente.

ESTRUTURA PEDAGÓGICA :

Pensava que PPP era apenas uma questão legal. Hoje vejo que é muito mais que um documento. Ele é a base solida de uma escola. Mas não adianta ser lindo, cheio de ideias inovadoras. Se o mesmo não for seguido ou, não ir de encontro as necessidades daquela população na qual a escola está inserida.
Acreditava que o professor na hora de observar o currículo a única preocupação era quanto aos conteúdos mínimos de cada série. Hoje vejo, que ele deve ser de acordo com a realidade de cada escola.O que pode ser bom para uma realidade de crianças, pode não ser bom para outras. Ele deve se adequar a clientela em questão.E não ao contrário.

IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR:

O papel do professor é muito importante, ele pode e deve questionar-se diariamente sobre sua pratica. E tudo o que norteia o Sector Educacional.Mudando assim, sua concepção de escola. Aproveitar o que é bom e mudar o que é preciso.
O docente precisa sair da escola preparado cognitiva mente e afetivamente, para dessa forma poder enfrentar o mundo. Se opondo quando necessário, mas sabendo ouvir o outro. Construindo um país mais humano e menos individualista.