Na tua concepção, os desafios do trabalho com o aluno surdo?
Acredito que seriam muitos, pois teria que primeiramente encontrar uma forma de me comunicar com ele.Sendo a alfabetização, seria mais complicado e muito mais interessante pois apresentaria o alfabeto convencional para ele construir seu aprendizado e eu teria que conhecer o alfabeto de Libras e para que ele não se sentisse tão excluído perante a turma os mesmos precisariam ter essa vivência.Como nos relatou a professora, a forma de estruturar as frases são diferentes, pois um gesto, muitas vezes significa uma palavra.Tem tantas atividades de percepções auditivas que apesar de saber que seriam muito importantes para a turma, não sei como seria para essa criança.Mas tem o fato da coordenação motora fina que está bem presente nessa realidade de escolarização e com os movimentos seria muito positivo.Penso que teria muitos obstáculos, mas também muita coisa positiva, pois essa interação propiciaria um exercício de cidadania.O convívio com as diferenças.A classe perceberia, e veria o outro, o ser humano com outros olhos.Precisamos de pessoas menos individualistas, que aprendam a se colocar no lugar do outro, que respeite o outro como gostaria de ser respeitado, que não apenas conheça os valores, mas que esteja presente no seu dia- a dia.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
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Um comentário:
Oi Si, que ótimo que estás acolhendo minhas provocações e ampliando os debates sobre os tópicos. Parabéns pela tua reflexão! Abração, Sibicca
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