REFLEXÃO SOBRE AS INTERDISCIPLINAS DO 1º SEMESTRE
Estava lendo minhas postágens e me dando conta de o quanto as interdisciplnas foram importantes para minha ação docente. Destaco três delas: Ludicidade, música e teatro. Trabalho com primeiro ano, essa faixa etária em questão precisa do movimento para a construção do conhecimento, não que nas outras séries não seja importante, mas nessa acredito que precise estar bem presente. Em 2007, foi o meu primeiro ano no ofício e também como universitária.Foram grandes desafios. Mas voltando ao assunto em questão, iniciei com uma segunda série, que hoje, devido a inclusão dos nove anos, é terseiro ano. Minhas aulas eram repletas de movimento, quando introduzi a multiplicação foi através de brincadeiras, pois a criança além de compreender o processo ela precisa assimilar as ditas tabuadas e era nesse momento que fazíamos brincadeiras, músicas referente a mesma. Por esse motivo a escola achou que meu perfil seria para primeiro ano, na época, não tinha experiência nenhuma, concordei. Hoje não entendo, cada vez mais fica provado a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil e na prática, é totalmente diferente. Podemos introduzir tantas temáticas usando a música, a contação de história. O que é melhor de forma mais agradável, menos pesado.A criança acaba aprendendo nas brincadeiras. Essa semana contei a história de o porquê do Desfile Cívico, muitas crianças participam mas não sabem o que originou.Tenho umas gravuras bem coloridas que uso para explicar, através de uma contação de história eles passam a compreender, o ano que vem, quando chegar Setembro e for falado nesse assunto eles terão uma ideia do que seja, pois estão no primeiro ano, mas tenho certeza que não são mais leigos no assunto.
No semestre seguinte tive que aumentar minha carga horária e foi me oferecido Educação Artística, usei todo o conhecimento que adquiri com essas interdisciplinas e olha que meu trabalho foi até elogiado.Tenho certeza que jamais teria condições de aceitar essa proposta se não foce a base sólida do curso. Gosto muito do Teatro, podemos falar de vários assuntos desenvolvendo a expressão verbal, a criatividade, intrgração do grupo, a escrita, a leitura... A chei muito interessante o fato de fazermos esquetes a partir da ação, escrevendo o roteiro depois; a iniciação ao teatro. Foi nos passado um trabalho muito rico. O professor precisa adaptar na sua realidade escolar. Como meus alunos aida são muito pequenos realizei com eles pequenas esquetes, com o tema "Brincar" Estou organizando com eles um teatro, " O coelhinho que não queria estudar", é muito interessante, a história vem de encontro com a alfabetização, fase em que estão vivênciando no 1ºano. Temos um escript, mas tem surgido bastante transformações devido a sugestões partindo da turma.
Um comentário:
Simone!!!
Muito bem, estas conseguindo adaptar os conhecimentos adquiridos a tua pratica escolar. Gostei da tua adaptação conforme o contexto e a turma, aceitando as sugestões dos alunos. Deve ficar um trabalho lindo.
abraços
rosangela
Postar um comentário