domingo, 29 de junho de 2008

REPENSANDO A MATEMÁTICA:

Com a interdisciplina de matemática pude perceber que podemos fazer com que nosso aluno construa seu aprendizado e compreenda coisas que eles iriam se dar conta bem mais tarde e que nós podemos propiciar essa construção.Quando fui desafiada a trabalhar fração com meus alunos, pensei, isso é impossível, eles estão apenas no primeiro ano.Mas através de vivências pude observar que podemos fazer com que nosso aluno em atividades simples de aula observe esses conceitos.
Darei uma folha para cada criança, direi para elas dividirem a folha ao meio.Perguntarei o que aconteceu.
Explicarei que o todo representa a folha inteira que foi dividida em partes iguais.
Questonarei sobre o número de integrantes,entregarei uma tira de papel para cada um, dizendo que representa o todo, toda a turminha, após pedirei que eles represente uma dobra para cada colega, não esquecendo de se incluir junto.

Dessa forma quando for apresentada a "fração" propriamente dita vai ser bem mais fácil de eles assimilarem esse conceito.

sábado, 21 de junho de 2008

ENTREGA DOS BRINQUEDOS RECICLADOS:


Foi muito interessante o momento que fomos pegar os brinquedos para entregar na Escola deEducação Infanil Bambolê, as crianças ficaram felizes, mas ao mesmo tempo inquietas quanto a entregarem para outras crianças sua obra. Foquei essa menina, ela chama-se Aline, tem muita dificuldade em dividir o que tem com os outros, vejam que ela me parece bem contente com essa proposta.

DESENVOLVIMENTO DOS SERES VIVOS:



Pensando na compreensão do desenvolvimento dos seres vivos iniciei com a Metamorfose da Borboleta, onde as crianças acompanharam todo o processo e registraram em forma de desenho, pois a cada observação eles ganhavam uma folha para registrar o que viam, com esse material montamos o livro.Foi uma festa no momento que soltamos as borboletas, eram muitas,no primeiro momento de liberdade elas não possuem a destreza ao voar, ficavam na volta das crianças, foi muito lindo!

Germinação do feijão, junto com a observação da Metamorfose da Borboleta, fizemos a experiência do feijão, para se desenvolver no algodão. Como iremos fazer uma visita no Centro Ambiental, e com a proposta do lixo eles observaram na Usina de Reciclagem o que é feito com o resto de alimentos e também estamos com o processo de compostagem em andamento na escola, pretendo com a visita ao Centro Ambiental que as crianças vivenciem melhor esse processo, pois quando nossa compostagem se transformar em adubo pretendo plantar com eles essas mudinhas de feijão.

Como tenho primeiro ano e algumas mães não trabalham, fiz um convite a elas, para que viessem e contassem para a turminha como havia sido o desenvolvimento de seu filho, disse que poderiam trazer fotos, objetos ou mesmo somente falar.

Foi muito interessante, pois elas encantaram as crianças contando sobre seus filhos, coloquei essa imagem em especial porque ela não é mãe do Gustavo, e sim vó, ela me pediu se poderia substituir a mãe, porque a mesma não poderia vir e ela sabia o quanto seria importante para o menino sua presença.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

FANTASIA!

Tivemos uma visita muito especial do Pedrinho, personagem do Monteiro Lobato, do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Ele foi representado pelo menino Lucca, ele tem 9 anos, está no terceiro ano da escola São Mateus, no município de Sapiranga.O menino é um encanto, falou da vida e obras de Monteiro Lobato, dando um destaque especial para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

domingo, 15 de junho de 2008

A FANTASIA !


Dentro do Projeto Monteiro Lobato, tivemos visitas de pessoas ilustres do Sítio do Pica-Pau Amarelo.Uma delas foi a Emília, a boneca falante de Narizinho.
Foi um encanto, pois a menina ( minha nora )retratou o personagem muito bem. Ela foi pesquisar tudo o que pode sobre o personagem e procurou dar vida a ele. As crianças ficaram encantadas com sua presença, aprenderam um pouco sobre a língua do P, sobre sua canastrinha ( caixinha ),nela encontra-se um objeto retratando cada aventura no mundo da imaginação, e o por quê do casamento dela com o Rabicó, mas o que eles mais gostaram foi do pó de pirlim pim pim.

sábado, 7 de junho de 2008

Proposta através da música:

Muito interessante a idéia apresentada pelo professor de ciências, sobre a música.
Onde cada um de nós sem conhecer a letra, desenhou uma estrofe da música e depois através de eslid foi nos apresentado o todo. A música tocada com sua representação dos desenhos que parti do individual para o coletivo.

domingo, 1 de junho de 2008

ATÉ QUE PONTO O SOL É PREJUDICIAL À NOSSA SAÚDE:

Fiquei muito feliz quando lí a o texto de ciências, a respeito do sol trazer muitos benefícios a saúde, pois somente através dele que encontramos a vitamina D, que basta quatro minutos diários no sol, mas deve ser o mais forte,e sem bloqueador, pois o mesmo impede a passagem dos ráios UVA e UVB,e é através do contato deles que é possível a produção da vitamina D.
Tem várias doenças que foram cientificamente comprovado, tais como: enchaqueca, TPM, osto porose,etc.

MEIO AMBIENTE

Está sendo ministrado um curso sobre meio ambiente pelos profissionais do Centro Ambiental de Sapiranga,pois o problema está muito serio, nós enquanto professores podemos ajudar e muito pra mudar essa realidade, pois lidamos com crianças e eles representam nosso futuro e se nós quisermos ter algum precisamos agir rápido conciêntizando os alunos e mostrando para eles que é possível mudar é só querer. Um trabalho de formiguinha que pode dar certo.

" Enquanto o alimento das pessoas vier de solos doentes o espírito será fraco para se libertar da presão do corpo."


5Rs:

RECICLAR, REUTILIZAR, REDUZIR, REPENSAR, RECUSAR

Precisamos refletir muito nessas cinco palavras, para mudar essa triste realidade.