Retomamos o trabalho com muita alegria e confraternização, com um gostoso Café Colonial no Polo.No primeiro momento foram os recados gerais, após nos dividimos para iniciar o trabalho.
Onde tivemos o prazer de conhecer a professora Susana Schineider, que ministrará a nova interdisciplina Linguagem e Educação. Nos apresentamos e a tutora nos entregou o cronograma contendo todas as aulas dessa cadeira.A professora fez um breve comentário sobre o mesmo.
Iniciamos um debate sobre a proposta do semestre, onde foi levantado a questão do Letramento e da Alfabetização, retratando dois pontos distintos, pois uma pessoa pode ser alfabetizada, mas não necessariamente letrada.Um ser letrado domina o código linguístico, já o alfabetizado somente conhece o código.Esse assunto é bastante polémico.Acredito que motivou muito à todos. Outra polémica foi o fato que a té que ponto a forma de se expressar e escrever retrata o "erro",que diferentes dialetos norteiam a cultura de um povo.
sábado, 29 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida Simone:
Estava mesmo muito bom o nosso Café Colonial, num clima agradável de confraternização. É um deleite comer bem, algo muito bem retratado no filme A Festa de Babette.
Quanto à alfabetização e ao letramento, embora andem juntos, são dois conceitos distintos que dão margem a profundas reflexões. Deixo o desafio de refletires sobre as contribuições que o debate realizado trouxe para o desenvolvimento do teu trabalho, enquanto professora alfabetizadora.
Grande abraço.
Celi
Postar um comentário