segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como percebes as diferenças desses conceitos na tua prática? Como procuras trabalhar no sentido do letramento?
Acredito que quando criamos situações onde posibilitem a construção da aprendizagem, promovendo não somente aquisição da leitura e da escrita, mas sim, que exista uma coesão entre o ato de ler e compreender o que está escrito. Proporcionando ao nosso aluno tomar uma posição frente a determinado assunto. Que ele possa ser estimulado a ir além, a procurar respostas, a reconstruir o seu conhecimento. As crianças na sua ecenssia são curiosas, e esse ponto deve ser explorado.Partindo de situações que agucem o interesse deles, para ir de encontro com assuntos que sejam pertinentes ao seu desenvolvimento cognitivo.
Trabalho no turno da manhã com o quarto ano ( 3ª série ) Procuro desenvolver propostas que posibilitem uma tomada de posição frente a determinado assunto, textos que possam realmente promover a criticidade. Na minha infância, os conteúdos eram jogados, só o professor falava, o aluno ficava inerte.Dessa forma as pessoas não desenvolviam o ato de pensar, vejo o quanto fui lesada, pois hoje tenho muita dificuldade em colocar o que penso, tanto verbalmente como de forma contextualizada.
Procuro fazer com que meus alunos não sintam medo de falar o que pensam, sempre primando os valores que precisam estar presentes em nossa vida em todo o momento.Quero que no futuro meus pequenos sejam seres atuantes em seu meio, que eles procurem formas responsáveis de mudar o que não está certo, que não se omitam diante de uma situação. Pessoas que tiveram a oportunidade de desenvolver a sua criticidade , difícilmente serão manipuladas e poderam fazer a diferença.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi xará, que ótima resposta! Contextualizaste bem as tuas reflexões com o questionamento proposto. Abração, Sibicca