Penso que está sendo muito equivocado, pois tem profissionais que estão confundindo o primeiro ano com a Pré- escola, que se encontra na Educação Infantil, como tem outros que estão agindo como se nada estivesse mudado na construção do ensino aprendizagem dessa etapa.
Acredito que o primeiro ano foi ciclado, onde as crianças possuem dois anos para se preparar para completar o processo da leitura e escrita. Não podemos pensar que nessa fase as crianças precisem apenas se socializar na nova escola, essa opinião presencio frequentemente.A socializão, precisa ser vivenciada em todos os anos escolares, pois os alunos deparam-se com diferentes realidades todos os anos: professor novo, colegas novos, etc.
O lúdico, deve estar presente,através do brincar a criança vai construíndo muitos valores importantes para seu crescimento tanto o cognitivo, como o afetivo, com as brincadeiras elas passam a compreender muitas coisas e o professor quando observa atentamente seu aluno consegue perceber muitos bloqueios e atitudes da criança no grupo, desvendados numa inocente brincadeira. Vivências significativas,;o concreto precisa estar presente, pois eles ainda não conseguem abstrair.É onde o aluno descobre o mundo letrado de forma menos pesada, mais gostosa e sem muita cobrança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Si!! Como essas reflexões estão te ajudando a pensar na tua proposta e planejamento? Abraços!!
Postar um comentário