Em Sapiranga, 30/06 ocorreu o fórum, ministrado pelo Mário Sérgio Corttela
Uma palestra maravilhosa. Uma de suas falas foi " Educação é vida, vida é processo, processo é mudança"
Teve um espetáculo, Fala Lomba, incrível, envolvendo música, gestos, uma sincronia de movimentos.Eles trataram de um assunto muito sério. O papel do ser humano: a omissão da família na educação, a missão do professor está se perdendo, pois ao invez de ensinar ele está tendo que educar.Envolvendo ética, humildade, humor, virtude.
Em seu relato ele falou que foi aluno do grande Paulo Freire por 17 anos. Ele falou uma das falas de seu professor. " Era tão grande que se sabia pequeno para poder crescer" Como é profundo essa fala, e acredito que ela deveria ser nosso lema.Estamos sempre aprendendo, só aprende quem admite que não sabe, que está aberto para refletir, analisar e repensar sua forma de mundo, o conhecimento é inacabado, em qualquer idade podemos aprender e ensinar, a vida é uma escola.
Nas Festas Juninas, o homem do campo é desrespeitado, através da fala, com vestimentas rasgadas em remendo, dente pintado.
A importância do que falamos para o aluno. Principalmente nas séries iniciais. podemos criar um bloqueio que pode caminhar com o aluno em sua vida toda.
Falas do palestrante:
" A vida é muito curta para ser pequena"
" Eu nasci não pronto e vim me construindo com minha história"
" Ética, são os princípios que você e eu usamos para decidir as 3 questões da vida humana:
quero
posso Liberdade de escolhas
devo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Simone, essas reflexões também são muito interessantes. Que tal pensar em um vínculo com algum texto/atividade das interdisciplinas? Abração, Sibicca
Postar um comentário