Estava apavorada no início, pois não sabia como começar. Haviam muitas dúvidas.
Meu TCC, procura detectar:
Como as vivências significativas e a participação da família poderão influenciar no desenvolvimento integral do aluno.
Penso que a vivência representa a base sólida para a construção do conhecimento. A interação com o meio é fundamental para a aprendizagem e a família é peça fundamental nesse processo. Bem como, o professor e o aluno.
O processo de alfabetização pode ser representado por um tripé:
O professor que propicia;
A família que apoia;
E sem dúvida, a vontade que o aluno tem de aprender;
O que nós professores precisamos estar atentos é que o estímulo é fundamental e em se tratando de crianças o lúdico precisa estar presente sempre. Até mesmo nós adultos, gostamos de ser presenteados com momentos lúdicos, quando precisamos participar de alguma palestra, curso, como é bom quando não é apenas verbalmente, quando somos incentivados a interagir, a participar. Quando o palestrante não apenas expõe, mas passa de forma atrativa sua mensagem.
Gostei muito da proposta presente na Escola da Ponte, como aquelas crianças tem autonomia, responsabilidade, retratando o olhar diferente que eles percebem a escola, diferente da nossa realidade.
O construtivismo existe apenas no PPP, onde é usado termos bonitos, ideias inovadoras que parecem ser esquecidada no dia a dia de sala de aula.
Creio que os cursos de atualização e aperfeiçoamento são fundamentais, mas nada adianta se o professor não mudar sua postura diante de seus alunos.
sábado, 13 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário