domingo, 28 de novembro de 2010

MINHA PROPOSTA PEDAGÓCA COM RESPALDO TEORICO

Minha caminhada docente é bastante curta, tenho apenas quatro anos de experiência na área.
Sofri muitas críticas por parte de colegas devido a minha ação pedagógica. Pensava em vários momentos estar errada, pois as pessoas que lançavam comentários negativos a respeito de meu trabalho eram profissionais que estão atuando no ofício a bastante tempo. Tenho como defesa em meu TCC, as vivências, como tal, jamais poderia deixar de levar em conta, apesar desses professores não terem formação universitária eles possuem um conhecimento muito grande devida a experiência.
Porém, na minha caminhada acadêmica pude perceber que estava no caminho certo, tendo lido muitas colocações de verdadeiros mestres como: Freire, Piaget, Decroly. etc. Percebo a educação sendo bem mais ampla que um quadro e classes, não concordo com a forma de agir, de pensar de muitos colegas, mas também sei que eles não mudarão sua linha pedagógica. Acredito muito nos cursos de atualização e aperfeiçoamento, almejando uma melhoria na formação profissional dos profissionais, pena que apesar dos esforços da Secretaria de Educação, são poucos que mostram interesse em frequentar. Quantas vezes ouvi comentários:___ Não preciso aprender mais nada, já sei o suficiente, ou ___ Para que participar, para ouvir besteiras!
Uma visão alienada, bem Behaviorista.
Penso que um bom profissional precisa: não ter vergonha de admitir que não sabe, que está sempre pronto a novos desafios e que sem dúvida, ame muito o que faz.

Nenhum comentário: