Através das interdisciplinas de história, seminário Integrador e Estudos Sociais,que nos mostrou como é importante resgatarmos a memória, lancei o seguinte desafio a meus alunos:Propus a eles que trouxessem um objeto ( foto, trabalhinho, etc. )da Escola de Educação Infantil, que eles frequentavam no ano anterior. Mandei para casa um bilhete no qual explicava a proposta a os pais, pois queria que o objeto tivesse algum valor sentimental. Foi maravilhoso, quase todos trouxeram .Ver aqueles olhinhos brilhando a cada momento que um deles mostrava o que trouxe e narrava os fatos me emocionou muito.
Essa postágem relata uma ação docente que vivênciei no curso de Pedagogia, e que venho propondo a meus alunos. Tenho primeiro ano, é a primeira etapa do Ensino Fundamental, o período de adaptação para algumas crianças é muito difícil e através dessa prática percebo que eles passam a compreender melhor esse processo. Percebendo que é normal sentir saldades. Mostro para eles uma caixa, na qual a denomino como " tesouros" nela contem todas as cartinhas que recebi das crianças que eram minhas alunas no ano anterior e que guardo com muito carinho, como o amor que sinto por elas.Fazendo com que eles percebam que o amor sempre ficará presente e que podemos visitar a escola, pois fica ao lado da nossa. Nesse mesmo ano confeccionamos brinquedos com sucatas e doamos a essa escolinha foi muito lindo esse reencontro. Acredito ser muito importante saber lidar com esse assunto, pois existe um vínculo entre essas crianças e a escolinha.
Através da Tecnologia podemos experiênciar o uso de ferramentas, no qual podemos construír nossa linha do tempo, resgatando nossa memória. São registros que ficarão para sempre, pois a foto estraga, os registros tecnológicos poderão acompanhar gerações. Poder fazer esse resgate com alunos deve ser maravilhoso, quando tiver alunos maiores quero propiciar esse tipo de trabalho.
http://www.xtimeline.com/timeline/MINHA-VIDA-ALINHAVADA-COM-A-TECNOGIA
Outro fato que acho de suma importância, é a interdisciplinaridade, mas a percebemos tão pouco nas escolas.Essa proposta vivênciei nesse curso e quando pude botei em prática. Quando fui desafiada em trabalhar Educação Artística, nas séries finais do ensino fundamental fizemos um trabalho muito bom, pois nos unimos português, História e artes, trazendo a proposta de estudarmos sobre Machado de Assis; no mesmo ano realizei um trabalho com a professora de inglês sobre o dia das bruxas, foi muito bom, pois os dois trabalhos motivaram as crianças a ir em busca de informações e construíram coisas maravilhosas a partir disso.
domingo, 3 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá
A prática de aliar as atividades ao contexto dos alunos considero de grande importancia e a valorização do que os alunos já conhece os incentiva a busca de mais conhecimentos.
abraços
rosangela
Postar um comentário