sábado, 16 de outubro de 2010

VIVENCIAS

Acredito muito na importância da interação com o meio, para a construção da aprendizagem.
A criança precisa vivenciar, experiênciar para poder refletir, formando uma opinião sobre o assunto.
Atuo com primeiro ano, e essa interação com o objeto é muito importante. Essa semana quando estávamos em baixo de uma árvore, levei-os para conhecer uma espécie linda, para que eles pudessem observar suas partes. Eles não tinham ideia do que era a raiz. Está árvore possui uma copa bem grande,com um tronco muito grosso e com parte de suas raízes para fora, foi uma alegria.Voltando a escola, como vivenciaram esse conhecimento, não tiveram nenhuma dificuldades em montar a árvore com suas partes.
De acordo com Piaget, o conhecimento não está no sujeito nem no objeto, mas ele se contrói na interação do sujeito com o objeto.
Está fala retrata nas ações vivenciadas, para produzir a capacidade de conhecer, resultando no conhecimento. A criança precisa interagir construir sua aprendizagem, estabelecendo sua própria forma de ver e de pensar sobre às coisa, reconstruindo, através de uma reflexão que ela fará sobre o que descobriu.
Não será a forma que o professor acredita, mas sim o ponto de vista dela.
Quando contamos uma história com a intenção que os alunos reflitam sobre , não podemos querer que nosso ponto de vista seja o mesmo da criança, não que ela não possa compreender, mas é uma percepção que teve sobre aquele assunto, uma construção feita por ela, nesse momento, está aprendendo
Penso que para podermos ter um futuro onde o aluno possa ser capaz de construir sua autonomia, respeitar a forma de ver e de pensar dos outros, incluir não excluir, tornar-se uma pessoa crítica e usa-lá em benefício de todos, não apenas em nome de seus interesses .
Precisamos, nós professores, refletirmos em nossas ações diárias e perceber que o comodismo, a intolerância e a falta de vontade, não nos ajudará em nada. Vamos ouvir nosso aluno, para podermos propor um aprendizado que vá realmente de encontro com as aspirações, os desejos dessas crianças estabelecendo significados, mostrando que podemos ser flexíveis e caminharmos juntos em busca de uma educação mais eficaz e prazerosa..

Um comentário:

Rosangela disse...

Simone

Considero de fundamental importância a interação com o meio, para a construção da aprendizagem, como bem colocastes em sua reflexão.
abraços
rosangela