terça-feira, 7 de dezembro de 2010

BLOOG...

Penso que nesses quatro anos, essa ferramenta representou meu diário, onde coloquei muito do que sou e penso. Por mais que tenha sido exaustivo ter que publicar algo todas as semanas, serviu de base para meu crescimento, tanto cognitivo como afetivo.
Hoje percebo que aprimorei muito minha escrita, pois tinha muita dificuldade de colocar o que penso de forma contextualizada. Sei que preciso melhorar muito, mas consegui progredir bastante.
Sou uma pessoa mais otimista, consigo acreditar mais em meu potencial, apesar da insegurança estar presente em minha vida, procuro enfrentar os novos desafios com mais tranqüilidade.
Acredito que essa interação proposta pelo curso, nos ajudou a melhorar muito em nossa profissão, nele usamos para colocar as aprendizagens obtidas nas interdisciplinas, nossas angústias e nossas alegrias, como se fosse um caderno de anotações importantes.
Hoje o percebo dessa forma, um local onde podemos nos expressar.Sermos autores e coautores da forma de ver e pensar o mundo.Observando minhas postagens nos primeiros semestres percebo que consegui me aprimorar. Desenvolver melhor os assuntos, ter uma visão mais crítica sobre as coisas. Penso que as leituras feitas durante o percurso do curso, as trocas de saberes com as colegas, as aulas presenciais e a distância me ajudaram muito em todo esse processo.
Todos os meios tecnológicos são ferramentas muito importantes para aprimorarmos nossa função docente, quanta coisa aprendi nesse curso, pois o iniciei apenas sabendo desligar o computador, câmera digital, minha filha tem a muito tempo, mas jamais tive interesse de saber como usá-la, até os controles do vídeo e televisão para mim não era importante, prefiria mexer direto no aparelho. Foram mudanças muito importantes na minha vida. Representando um avanço tecnológico muito positivo.
Penso que no decorrer do curso cresci como profissionalmente e também como pessoa. Percebo meus alunos de forma mais plena, valorizando cada avanço, pois encontrei professores que fizeram isso comigo, tiveram um olhar especial. O professor serve muitas vezes de referência para a vida da criança. Eu como adulta, tenho muitos espelhos para me espelhar e quero me esmerar muito para poder um dia ser tão boa quanto os que tive: na formação do magistério e na universidade, pois os que caminharam comigo na minha infância, não contribuíram muito na minha formação como pessoa, para eles só era visto com bons olhos os mais inteligentes, e como nunca fiz parte desse grupo, me sentia muito discriminada.
Como é bom perceber a educação como algo que se constrói embasados no amor e no respeito, em respeitar as diferenças, aceitando o outro e aprendendo com ele, numa troca constante de saberes.

Nenhum comentário: