segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RELATO FINAL...

Um sonho realisado, cursar uma universidade na UFRGS, quanta bagagem de conhecimento adquirido nesse curso de Pedagogia. Eu era apenas uma dona de casa tendo os afazeres domesticos como meta de vida. Derrepente, de um ano para o outro me tornei uma docente, universitária e para completar tendo a tecnologia. Foram muitos desafios, não sabia nem ligar o computador; fui nomeada para a efetiva função docente, precisaria aprender a dar aula, pois por mais que façamos magistério é na experiência do dia a dia, vivenciando os impaces que aprendemos o o fício, o que me ajudou muito foi a faculdade que foi me dando uma base sólida
,pois iniciei a docência junto com o curso de Pedagogia. As interdisciplinas foram fundamentais para todo o processo, nós levaram a pensar, refletir sobre a nossa ação docente e trataram de temas transversais de suma importância para a nossa formação pedagógica. As questões étnicas e a inclusão são desafios que constantemente vivenciamos no ambiente escolar e precisamos estar preparados para lidar com esse tipo de situação. “As interações construídas no cotidiano de sala de aula nos permitem situar a Educação Inclusiva na teia da vida” . ( Anna Maria Lunardi Padilha )
A tecnologia inova qualquer aula. Quando iniciei o curso não sabia nem ligar o computador, hoje auxilio meus alunos e seus familiares e se não fosse essa vivência, jamais estaria propiciando meus alunos com essa ferramenta maravilhosa para a construção do conhecimento.
Meus alunos adoraram poder tirar fotos, pois tinha alguns que nunca viram uma câmera digital de perto, e oportunizar a aprender a usá-la foi maravilhoso para eles. Nas saídas de campo, os pais ficaram impressionados com os filhos tirando fotos. Um deles me perguntou: Você não tem medo que deixem cair?Falei para eles que estão acostumados. Os escrevi para o concurso de fotografias, as fotos ficaram lindas! As crianças precisam só de estímulo;
A Lúdicidade nos mostrou o quanto é importante a criança construir seu conhecimento através do brincar, nesse momento, da brincadeira livre é que o professor pode detectar alguma inquietação e descobrir o porquê do rendimento escolar muitas vezes não ser satisfatório.
Com o jogo podemos estimular o conhecimento em qualquer área e com o primeiro ano o lúdico precisa estar presente sempre.
Com a interdisciplina de Música, pensei que para o professor levar a música para sua sala, ele precisava saber cantar. Hoje, através das vivências propiciadas pela disciplina em questão, vejo que basta querer e permitir que ela entre em nossos corações que o resto flui normalmente. Podemos ter presente uma forma de estimular a criação, desenvolver a oralidade e sem dúvida quem não gosta de uma aula onde a canção está presente, motiva qualquer aprendizado;
A cadeira de Teatro, como foi importante, pois os pequenos aprendem muito mais com o movimento, eles criam de forma espontânea e as “esquetes” vivenciei com esta interdisciplina.
Literatura O jogo de faz - de conta constitui-se uma atividade infantil na qual as crianças, sozinhas ou em grupo, procuram compreender o mundo e as ações humanas nas quais se inserem. Estimula a oralidade, o raciocínio a imaginação e é fundamental para o desenvolvimento do aluno nas séries iniciais.
Com a interdisciplica de Matemática, pude perceber que podemos fazer com que nosso aluno construa seu aprendizado e compreenda coisas que eles iriam dar –se conta bem mais tarde e que nós podemos propiciar essa construção gradativamente, quando eles forem questionados sobre isso, será bem mais fácil.
Com a interdisciplina de Estudos Sociais, pude conhecer uma forma concreta dos alunos fazerem relação do tempo e o espaço. Tenho em minha sala um varal, onde todos os dias questiono meus alunos sobre os dias da semana, é feito oralmente, depois é colocado as fichas na corda, além deles estarem se dando conta da grafia do número.
Foi uma caminhada muito rica, onde pude perceber a importância do professor na vida de uma criança.
Hoje me encontro convicta que estou no caminho certo, acredito que não é facíl ser professor, precisamos estar certa de nossa escolha, pois ela pode comprometer vidas, sonhos. Na minha caminhada discente, na infância, tenho experiêncas muito tristes, onde carrego marcas até hoje.
Pude perceber o verdadeiro professor no magistério e agora no ensino superior, onde me mostraram que a ecenssia do professor não está nas suas palavras mas sim nas atitudes.
Esses mestres que quero me espelhar. Hoje acredito mais em mim, pois tive professores que me mostraram que sou capaz.
Quero agradecer a toda a família PEAD, que de uma forma ou de outr se fizeram presente em toda a minha cominhada, e se hoje me percebo melhor, devo tudo isso a esse grupo.

Um comentário:

Rosangela disse...

Olá Simone!!!!

Com estas postagens estás com suas atividades concluídas, prabens!
abraços
Rosangela