Eles estão dançando para os pais a música- Paz, carnaval, futebol. Essa tarde foi muito gostosa, onde os pais se fizeram presentes, para assistir a dança e olhar a página da turminha, teve um lanche coletivo.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
sábado, 6 de dezembro de 2008
Homenagem a Machado de Assis
REP MACHADO DE ASSIS
sábado, 29 de novembro de 2008
MACHADO DE ASSIS
APRENDEMOS MUITAS COISAS E VAMOS CONTAR AGORA
MACHADO DE ASSIS NUNCA FREQUENTOU A ESCOLA
E VIROU VENDEDOR
DA PORTUGUESA GOSTAVA DE MAIS POR ISSO CASOU-SE COM CAROLINA NOVAIS.
MACHADO DE ASSIS ERA CONSIDERADO O REI DO XADREX NO SEU
ESTADO.
COM MUITO PONTO DE VISTA MACHADO CRIOU O ALIENISTA.
INFELIZMENTE ELE FALECEU E A TRISTEZA ENTÃO BATEU.
EM 20008 FOI SEU CENTENÁRIO QUE FORMOU MUITO COMENTÁRIO.
Autores e compositores: Eduarda Vanessa e keila
Cantoras: Keila e Ana Paula.
Esse trabalho foi feito com as três 6 ª séries, onde passamos dois bimestres conhecendo esse maravilhoso escritor.
INCLUSÃO
Ministrada por Gabriel Chalita, que é um renomado escritor.
Sua fala foi a respeito da razão e emoção, como nos enquanto educadores devemos ter presentes em nossa ação esses dois sentimentos.
Falou a respeito do bloqueio que as pessoas têm para escrever, eu me identifiquei muito nessas palavras, pois tenho muita dificuldade em coordenar meus pensamentos e colocar no papel . Que a escrita é técnica, só se aprende escrevendo.
Mas o mais maravilhoso e que fez muita gente chorar, inclusive eu, foi a apresentação de dança Sonho Meu, feita pela escola 28 de Fevereiro e a APAI, onde seis meninas, três de cada escola fizeram a apresentação. Foi lindo! Como as meninas conduziam as com necessidades especiais, parecia que cada uma delas era responsável por uma. Mas as meninas apesar de suas limitações tiveram muita autonomia em suas ações. Mais uma vez ficou claro que elas também são capazes apesar das limitações transmitiram uma alegria que nos contagiou.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
INTERDISCIPLINARIEDADE
Percebemos que quando os professores fazem um elo de ligação entre as disciplinas, há um maior envolvimento por parte dos dicentes e um resultado muito mais positivo.
INTERDISCIPLINARIEDADE
sábado, 22 de novembro de 2008
A FAMÍLIA FAZ O BOM OU O MAU ALUNO
A influência da família ou a competência da escola?
Essa questão foi respondida pela Fundação Itaú Socia, com base nas avaliações nacionais do Ministério da Educação (MEC ) e nos índices de aprovação e evasão escolar. Conforme o estudo, o contexto familiar responde por 70% do bom ou do mau desempenho do aluno. A estrutura escolar fica apenas com o restante 30% " Quando o estudante chega à escola ele traz com sigo todo um mundo, dependendo da idade, resultado da sua estrutura familiar e da sociabilidade até então" ( 2ª Coordenadora Regional de Educação, Terezinha Roque.
Essa matéria relata claramente a raiz do problema da educação no Brasil. Se nós tivéssemos pais comprometidos com a Educação Integral de nossos alunos, a realidade seria outra. A escola até pode ter uma parcela de responsabilidade na formação dessas crianças, mas o esteio está na família, se não houver a base, de nada adianta o esforço da comunidade escolar.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
AUTO-AVALIAÇÃO DO PA.
Acredito que todas nós aprendemos um pouco mais sobre a questão do lixo e podemos nos posicionar sobre o assunto e até mesmo desenvolver em nossos alunos uma consciência maior frente a esta questão, com esse trabalho tivemos oportunidade de nos aprofundar mais no assunto , pois quando tu conhece melhor a questão tu consegue encontrar mais subsídios para enriquecer tua aula . Esse tema me agrada muito, porque gosto de trabalhos concretos onde leve meus alunos a interagir com o meio e compreendam as coisas através de ações.
O grupo procurou trabalhar o mais unido possível, não tivemos muitas divergências de opiniões e quando surgião procuramos resolver o impasse através do diálogo e tudo acabava bem. A nossa maior dificuldade foi trabalhar em rede.Tivemos que marcar encontros para tocar nosso trabalho Confesso que a maior parte do trabalho foi feito nos encontros, a maioria das vezes foi na casa da Fabi, iamos até tarde tentando solucionar problemas e montar estratégias, por isso muitas vezes aparece o nome dela, porque falavamos e uma só digitava as informações . Também não foi possível o grupo estar sempre em todos os momentos juntos, não chegamos a dividir tarefas, mas algumas coisas teve a participação efetiva de todas ,outras, só de quem tinha disponibilidade, em nenhum momento foi falta de vontade e sim de tempo.Todos os integrantes tinham autonomia de editar a página acrescentar coisas novas, não houve nenhum desrespeito, sempre que uma colocava algo, deixava um recadinho no saidbar sempre tendo a delicadeza de deixar bem claro se agúem não concordasse podia modificar, alterar,etc.
Foi muito bom conhecer novas ferramentas, pois nunca tinha acessado o MSN, na minha casa essa ferramenta é motivo de problemas se deixar minha filha passa o dia conversando com os amigos, ela riu muito quando teve que me ajudar a criar um para mim.Eu tive muita dificuldade de usar essa ferramenta, me atrapalhava toda, não conseguia colocar o que queria a pessoa que estava conectada comigo acabava não compreendendo o que eu queria dizer, era uma bagunça. Agora acredito que aos poucos vou conseguindo me apropriar dessa nova ferramenta. Algumas vezes tive problemas para acessar o MSN,outras vezes estava no computador e não lembrava de ficar onlay.Usamos o email, para nos comunicar, o wiki, eu e a Elci nos encontrava no caminho para a escola e sempre combinávamos algo em relação ao trabalho, a Fabi trabalha no turno oposto, mas na mesma escola, nos comunicávamos através de bilhetes no escaninho. Nem sempre eu conseguia usar o computador minha filha está se preparando para o vestibular, meu filho levava muitas vezes as planílhas da empresa para fazer em casa, sem contar o número de vezes que meu computador estragou.Procurei pedir ajuda para a professora e tutora quando estava com alguma dificuldade.Gosto muito de participar dos Fóruns,sempre que pude procurei me interar do assunto que estava sendo discutido e colocava minha opinião.
Achei muito importante esse trabalho de PA, pois podemos vivenciar a importância do trabalho em grupo e de como é complexo, não é facíl, pois nos deparamos com opiniões que diferem, saberes novos, vivencias diferentes.Todo isso só vem a somar porque quando o projeto é envolvente, onde podemos contar com a cooperação, criatividade, iniciativa, interesse, esforço e comprometimento de todos que fazem parte o trabalho fica bem mais fácil.Tivemos muitos tropessos, choramos, nos descabelamos,mas concluímos nosso trabalho.Não sei se satisfatório mas com a consciência limpa que todos nós nos empenhamos em prol desse projeto.
domingo, 16 de novembro de 2008
APRENDENDO COM OS ALUNOS
APRENDENDO COM OS ALUNOS
domingo, 9 de novembro de 2008
PALESTRA SOBRE TERCEIRA IDADE
domingo, 2 de novembro de 2008
OLHEM MEUS ALUNOS VISITANDO O SESI
sábado, 25 de outubro de 2008
PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
domingo, 19 de outubro de 2008
DESABAFO
sábado, 11 de outubro de 2008
REFLORESTANDO A RUA LATERAL DE NOSSA ESCOLA
APRENDIZAGENS APROVEITADAS NA MINHA AÇÃO DOCENTE
A cadeira de Teatro e de Música estão sendo fundamentais para o trabalho que tenho desenvolvido com esses alunos. No teatro os pré- adolescentes ficaram encantados com as técnicas e o fato de partirmos da ação para a escrita. Na música, foi muito importante pois eles trouxeram o seus gostos musicais e no grande grupo foram ouvidas e analisadas ( letra ) O interessante foi observar que os jovens perceberam a forma que a mulher é evidenciada na música.
sábado, 4 de outubro de 2008
REFLEXÃO SOBRE O PASSADO E O PRESENTE, ATRAVÉS DA LETRA DO HINO RIO GRANDENSE
terça-feira, 30 de setembro de 2008
PARTICIPAÇÃO ATIVA DA FAMÍLIA
domingo, 28 de setembro de 2008
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
SEMANA FARROUPILHA
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
COMPREENDENDO A DIFERENÇA:
Levei para sala três caixas de diferentes tamanhos ( grande, média, pequena )
A grande representando nosso país;
Tirei a média de dentro da grande e falei que era o nosso estado;
Tirei a pequena de dentro da média e falei que era nossa cidade;
Como eles já haviam representado a Bandeira do Brasil com formas geométricas, onde os dividi em grupo cada grupo ganhou uma ( círculo, retângulo, a parte amarela foi representada com dois triângulos) grande, podendo todos rasgar e colar o papel dobradura.
Após entreguei para cada um uma estrela para que recortassem e pintassem,a professora também fez a sua, como tenho 25 alunos, cada um de nós colocou a sua estrela na bandeira, depois falei para eles que cada estrela representava um estado dentro do Brasil.
Como o concreto facilita a aprendizagem, pois eles compreenderam direitinho.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
sábado, 30 de agosto de 2008
REFLEXÃO
O que está acontecendo com a humanidade, que não se entende, não se respeita. Os valores estão se perdendo, o individualismo está tomando conta. As famílias estão completamente desestruturadas e tudo isso acaba refletindo na escola, por mais que achamos as atitudes de nosso aluno inaceitáveis é a forma que eles encontraram para pedir socorro, eu estou aqui, o professor precisa muito mais que propiciar a aprendizagem ele precisa conhecer seu aluno para poder compreende-lô. Se a família não oferece a segurança que eles precisam, nós enquanto educadores precisamos fazer isso se queremos um futuro melhor para a humanidade, se cada um de nós plantarmos uma sementinha nos corações desses docentes isso multiplicará e refletirá positivamente para todos.
sábado, 23 de agosto de 2008
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
OI PESSOAL !
Na porta da oitava 811, estava essa frase que chamou muito minha atenção.
" Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir"
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Vamos fazer uma nova postagem no portifólio refeltindo sobre a construção de nossa tabela de tempo?
O que você descobriu ao fazer o seu planejamento de tempo? Surgiram muitos conflitos? O que você achava que poderia fazer neste semestre e descobriu que não tem tempo disponível? O que você pensa sobre o planejamento do tempo? Descreva o processo de construção da tabela com toda riqueza possivel.
Por mais que nos organizamos em um tempo pré estabelecido, nem sempre conseguimos alcançar nossos objetivos, pois a vida é cheia de emprevistos, mas acho extremamente importante traçarmos metas e fazer o possível para cumprílas. Uma coisa que acho que nesse semestre será mais facíl é o manuseio no computador,antes eu perdia muito tempo tentando compreender como funciona essa máquina, hoje, aos poucos estou conseguindo superar as barreiras da tecnologia.Acredito que nesse semestre sobrará mais tempo, pois já estou me organizando melhor com meus afazeres diários.
SEMINÁRIO INTEGRADOR V SEMESTRE:
Postagem 2 : Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workchop?
Para montar minha apresentação, meu marido teve que me auxiliar na tecnologia. Uma preocupação que tinha era quanto ao tempo, pois semestre passado tive que pular algumas coisas para conseguir mostrar tudo. Procurei ser mais clara quanto à escrita para realizar essa apresentação. Percebi que as imagens falam muito mais e, na maioria das vezes, transmitem com clareza o que queremos informar. Sendo assim, acrescentei mais imagens que servissem de apoio para minha fala. Percebi que tendo as imagens como apoio, sem precisar ler, fiquei mais segura para realizar essa etapa do trabalho. Não precisei me prender ao texto ou à apresentação, ela serviu como suporte. Como já havia escrito a síntese-reflexão, ficou mais fácil escolher o que deveria aparecer no workshop. Desta maneira procurei eleger aprendizagens significativas de cada interdisciplina. para que meu trabalho abordasse um pouco do que vimos ao longo do semestre.
Postado por Simone Laranjeira Scharlau às 19:01 0 comentários
Postagem 1 : Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?
Para preparar a síntese-reflexão foi necessário que eu revivesse tudo o que vivenciei com meus alunos, pois eles fazem parte da minha história tanto na caminhada docente como na dicente . Também, postagens no portfólio,trabalhos realizados e as leituras feitas durante o semestre. Desta forma foi possível relembrar atividades que foram importantes nesse período e que auxiliaram na construção do conhecimento. Percebo que cada vez mais me encanto com esse curso, pois através dele tenho me motivado cada vez mais na minha ação enquanto professora. Relendo as postagens percebi que nelas havia mais do que os conhecimentos adquiridos no semestre. Quando escrevi sobre as atividades e vivências em cada interdisciplinas, coloquei nessa escrita meu envolvimento, minhas emoções, meu entusiasmo e minhas impressões sobre aquele momento vivido. Quando reli esse material para escrever a síntese-reflexão ficou mais fácil saber quais as aprendizagens que foram mais significativas em cada disciplina. Em Tecnologia vejo o quanto é importante o professor saber manusear o computador para poder auxiliar melhor o aluno e como através da era digital é possível podermos tornar nossa aula mais atrativa e estimulante. Em Matemática descobri que podemos fazer com que nosso aluno construa conseitos de forma lúdica, que possa pensar em matemática como um conteúdo gostoso e não um assunto traumático cheio de regras sem sentido. Na interdisciplina de Ciências descobrimos o quanto pode ser prazerozo e rico trabalhar com conceitos científicos. Vídeos, ciclos, desenhos, nos mostraram que é possível realizar atividades práticas e significativas. Em Estudos Sociais fizemos uma viagem pelo espaço e tempo e podemos perceber a importância do nosso aluno compreender a se localizar no tempo e no espaço para poder construir seu aprendizado. Assim como em Seminário conseguimos planejar nossas aprendizagens através do Plano de Estudos. Para mim esse semestre foi de muitas aprendizagens, descobertas e desafios.
Postado por Simone Laranjeira Scharlau às 18:03 0 comentários
Assinar: Postagens (Atom)
Arquivo do blog
domingo, 29 de junho de 2008
REPENSANDO A MATEMÁTICA:
Darei uma folha para cada criança, direi para elas dividirem a folha ao meio.Perguntarei o que aconteceu.
Explicarei que o todo representa a folha inteira que foi dividida em partes iguais.
Questonarei sobre o número de integrantes,entregarei uma tira de papel para cada um, dizendo que representa o todo, toda a turminha, após pedirei que eles represente uma dobra para cada colega, não esquecendo de se incluir junto.
Dessa forma quando for apresentada a "fração" propriamente dita vai ser bem mais fácil de eles assimilarem esse conceito.
sábado, 21 de junho de 2008
ENTREGA DOS BRINQUEDOS RECICLADOS:
DESENVOLVIMENTO DOS SERES VIVOS:
Pensando na compreensão do desenvolvimento dos seres vivos iniciei com a Metamorfose da Borboleta, onde as crianças acompanharam todo o processo e registraram em forma de desenho, pois a cada observação eles ganhavam uma folha para registrar o que viam, com esse material montamos o livro.Foi uma festa no momento que soltamos as borboletas, eram muitas,no primeiro momento de liberdade elas não possuem a destreza ao voar, ficavam na volta das crianças, foi muito lindo!
Germinação do feijão, junto com a observação da Metamorfose da Borboleta, fizemos a experiência do feijão, para se desenvolver no algodão. Como iremos fazer uma visita no Centro Ambiental, e com a proposta do lixo eles observaram na Usina de Reciclagem o que é feito com o resto de alimentos e também estamos com o processo de compostagem em andamento na escola, pretendo com a visita ao Centro Ambiental que as crianças vivenciem melhor esse processo, pois quando nossa compostagem se transformar em adubo pretendo plantar com eles essas mudinhas de feijão.
Como tenho primeiro ano e algumas mães não trabalham, fiz um convite a elas, para que viessem e contassem para a turminha como havia sido o desenvolvimento de seu filho, disse que poderiam trazer fotos, objetos ou mesmo somente falar.
Foi muito interessante, pois elas encantaram as crianças contando sobre seus filhos, coloquei essa imagem em especial porque ela não é mãe do Gustavo, e sim vó, ela me pediu se poderia substituir a mãe, porque a mesma não poderia vir e ela sabia o quanto seria importante para o menino sua presença.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
FANTASIA!
domingo, 15 de junho de 2008
A FANTASIA !
sábado, 7 de junho de 2008
Proposta através da música:
Onde cada um de nós sem conhecer a letra, desenhou uma estrofe da música e depois através de eslid foi nos apresentado o todo. A música tocada com sua representação dos desenhos que parti do individual para o coletivo.
domingo, 1 de junho de 2008
ATÉ QUE PONTO O SOL É PREJUDICIAL À NOSSA SAÚDE:
Tem várias doenças que foram cientificamente comprovado, tais como: enchaqueca, TPM, osto porose,etc.
MEIO AMBIENTE
" Enquanto o alimento das pessoas vier de solos doentes o espírito será fraco para se libertar da presão do corpo."
RECICLAR, REUTILIZAR, REDUZIR, REPENSAR, RECUSAR
Precisamos refletir muito nessas cinco palavras, para mudar essa triste realidade.
domingo, 25 de maio de 2008
O SORRISO E OS ANIMAIS!
A terapia alternativa com os animais podem fazer as pessoas lembrarem de coisas do passado, além de ser um forte aliado para a melhora dos pacientes em qualquer enfermidade.
Inclusão de novas letras no alfabeto:
segunda-feira, 19 de maio de 2008
"EU SOU O QUE SOU DEVIDO A UM ANJO CHAMADO PROFESSOR"
Comparou as pessoas a um repolho, que se fecham para a vida, nada esta bom.
Que devemos ser rosas, pois em sua beleza desabrocha para a vida.
Uma frase muito pertinente dita por ele..."Você é responsável pelo meio que você esta."
sexta-feira, 16 de maio de 2008
DIA DAS MÃES:
Como foi importante esse dia, tanto para as mães como para as crianças. Foi apenas uma hora de interação das mães com seus filhos, mas que valeu muito, a alegria de ambos brincando. Mesmo as crianças que não tinham ningúem que a representasse participaram, pois apesar de não ter deixado restrito as mães podendo vir ( vó, tia, irmã mais velha que a criança,amiga da família que a criança goste muito )
domingo, 11 de maio de 2008
MÚSICA:
Para que colocar tudo em linha reta?
Por favor, não siga a setas!
Se de fato todo mundo é um pouco louco ou poeta
Então proponho um trato se palavriar é fato
Homero, Quixote,Monteiro Lobato
Sempre cai bem um pouco de poesia e um dedo de prosa
Emília Pedrinho, Rabicó, olha o Visconde de Sabugosa
Também tem Narizinho, Dona Benta e o Saci meu bem...
Meu bem já que palavrear é um fato
Meu bem o pai do Sítio é o Monteiro Lobato ( refrão )
Meu bem já que palavrear é um fato ( repete toda canção e refrão final )
Neném o pai do Sítio é o Monteiro Lobato.
PROJETO LER É SABER 2008
Uma frase muito interessante que ele falou foi "A escola literária vai mudando a medida que muda seus leitores."
Um dos escritores que ganhou destaque foi Monteiro Lobato,que foi apaixonado pelo desenho e a literatura,extremamente crítico em relação a escrita e a política.
Outra frase bem pertinente foi "Ele conseguiu recolher elementos espersos na história coletiva."
Também foi dado bastante em fase na importância da criança compreender o que lê,para formarmos leitores autónomos, formadores de opinião.
sábado, 3 de maio de 2008
TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM!
Olhem que lindo! Meus alunos representando a profissão dos pais.
Como é importante as crianças tomarem consciência da importância do trabalho.
De valorizarem todos os profissionais.O orgulho que eles passavam ao falar da função que seus pais desempenham no mercado de trabalho.
domingo, 27 de abril de 2008
VIOLÊNCIA:
Fui abordada por um "cidadão" portando uma faca na saída do Polo, o qual me falou que já estava me procurando há muito tempo, com essa frase percebo que viramos caça de bandidos. Fico muito triste, porque documentos e cartões posso fazer novamente, mas o resto, meu caderno de planejamento, fotos de meus alunos (pedi que levassem fotos desde o período de gestação até hoje, para construírmos uma linha de tempo).Provavelmente ele irá atirar fora. Até quando teremos que passar por isso?
terça-feira, 22 de abril de 2008
PROJETO FAMÍLIA:
sexta-feira, 18 de abril de 2008
quinta-feira, 17 de abril de 2008
ABC DA TURMINHA!
As crianças adoraram confeccionar os bonecos, pois o ABC,retrata sua imagem.
Dessa forma houve uma maior motivação para a aprendizagem, pois eles interagem com os bonecos e descobriram que com a união deles era possível além da harmonia na sala,formarem palavrinhas.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
UMA NOVA VISÃO DE CIÊNCIAS:
Como minha turma são crianças de primeiro ano, tive que adaptar a atividade. Mudei algumas palavras no quadro e também não os dividi em grupo, fiz no grande grupo.
Após entregar as folhas com as palavras para cada uma das crianças. Fui lendo a palavra e pedindo que eles representassem em forma de desenho de uma em uma ex: O quê representa a luz para vocês? Nesse momento me dei por conta que como subestimamos as crianças, pois elas logo foram dizendo: Posso desenhar uma vela, fogo,lâmpada,sol.
Após a conclusão dos desenhos, foram fixados todos no quadro. As crianças sentaram em uma meia lua em frente ao quadro.
A professora os questionou quanto aos desenhos que ficaram semelhantes.
A maioria falou que era o CORAÇÃO.
A professora os questionou quanto os desenhos que ficaram diferentes.
Logo, todos falaram que era a LUZ.
EXEMPLO DE UM DOS DESENHOS DOS MEUS ALUNOS:
OLHEM COMO PODEMOS APRENDER MATEMÁTICA BRINCANDO!
terça-feira, 8 de abril de 2008
AVALIAÇÃO DO EIXO III
Fiquei apavorada quando soube que teríamos que fazer a apresentação oralmente do trabalho do Portifólio. O nervosismo era muito grande, pois nunca havia feito uma apresentação desse tipo. Estava muito quente, na tarde do dia três de janeiro.Quando soube que seria a última a se apresentar, fiquei mais nervosa ainda.
No iniciou da apresentação, tive muita dificuldade de me concentrar nas coisas que a primeira colega falava, mas respirei fundo, e consegui me acalmar um pouco, pois sabia que era muito importante a avaliação que estávamos fazendo de nossas colegas e que também, estaria aprendendo com as experiências apresentadas por elas. O fato de ter que avaliar as colegas e ser avaliadas por elas trouxe mais uma angústia: mesmo estando confiante sempre surge aquela desconfiança de que não sou realmente capaz.. Tive muito medo de não saber o que falar na hora, apesar de ter tudo registrado fiquei com medo de não saber explicar devido ao nervosismo. Quando chegou minha vez, constatamos que o trabalho não estava armazenado no computador, na hora, entrei em pânico, mas lembrei que tinha o CD. No início estava muito nervosa, mas vendo o carinho das gurias e das tutoras fui me acalmando e consegui apresentar meu trabalho. A plaquinha do tempo já havia sido levantada, e eu, tinha muito a dizer, mas o alívio só chegou quando veio os aplausos e eu vi que tinha superado mais um desafio.
AVALIAÇÃO EIXO III
Foi muito difícil iniciar a Síntese do Portifólio, as idéias não vinham. Mas quando pensei no que aquela pergunta queria dizer” O QUE FAÇO COM O QUE APRENDO?”As idéias começaram a fluir naturalmente, pois veio na lembrança cada Projeto que havia feito com minha turminha, tudo o que havia aprendido com meus professores no curso de Pedagogia.
Na contação de história,que podemos trabalhar qualquer conteúdo através da história, que devemos conhecer muito bem o que vamos contar para que as crianças realmente compreendam.Como estávamos na semana dá Pátria, queria que meus alunos entendessem o por quê desse Desfile Cívico. Procurei gravuras que pudesse registrar essa parte da história. Foi muito bom, e tenho certeza que foi muito mais eficaz do que se apresentasse somente um texto.
Em música, foi nos lançado um desafio “Por que ouço tanta porcaria”? Essa questão levei para minha sala de aula, após fazer um levantamento das músicas escutadas pelas crianças, fiz um trabalho com eles de releitura da música, foi o que aprendemos em artes,em teatro, partir da ação para o texto,a partir de fotos do cotidiano, em tecnologia, criar os email com as crianças para elas se comunicarem no Projeto Amigo por Correspondência. Em fim, foi uma caminhada cheia de desafios e descobertas, onde tanto a Simone como aluna e a Simone professora saíram ganhando, pois teve uma ação docente mais preparada, e apesar de toda insegurança que a a aflige tem tentado melhorar a cada dia.A maior aprendizagem que tive na elaboração da síntese, foi enquanto ia montando a apresentação no power point, me senti muito feliz, pois esta apresentação era a prova concreta de que estamos nos aprefeiçoando como profissionais, avançando no curso, crescendo como pessoas, amadurecendo e que a cada dia que passa estamos mais perto da tão esperada formatura!
segunda-feira, 7 de abril de 2008
DESABAFO
Já estava pensando em desistir quando resolvi ir até o Polo.
Chegando lá, recebi todo o apoio da Scheila, que é um amor, teve muita paciência comigo,
auxiliando-me a cada dúvida que surgia no decorrer do trabalho.
sábado, 5 de abril de 2008
MEMORIA:
Propus a eles que trouxessem um objeto ( foto, trabalhinho, etc. )da Escola de Educação Infantil, que eles frequentavam no ano anterior. Mandei para casa um bilhete no qual explicava a proposta a os pais, pois queria que o objeto tivesse algum valor sentimental. Foi maravilhoso, quase todos trouxeram .Ver aqueles olhinhos brilhando a cada momento que um deles mostrava o que trouxe e narrava os fatos me emocionou muito.